Amamentar é algo que a natureza nos proporciona, assim como a todos outros mamíferos, de forma natural, instintiva e, até mesmo, a princípio, sem nenhum grande esforço.
Amamentar é a primeira decisão do ponto de vista nutricional que alguém pode fazer por outra.
A grande maioria das mães procura amamentar seu recém-nascido (RN), no entanto, essa prática nem sempre é possível, o que não deve nem pode fazer com que alguém se sinta frustrada ou inferiorizada.
Vários fatores e variáveis podem influenciar e até mesmo interferir na amamentação.
Além da importância nutricional, amamentar ajuda a promover o encontro de uma série de necessidades emocionais tanto para as mães como para os RNs – o contato pele a pele pode melhorar a conexão emocional e também pode ajudar a fazer com que a mãe se sinta confiante em sua habilidade de cuidar do RN.
Por isso, ao longo da gestação e do acompanhamento pré-natal uma série de medidas e condutas podem, e até mesmo devem ser adotadas para procurar facilitar e otimizar algo “tão normal”. Devemos lembrar de alguns fatos:
– A liberação de alguns hormônios faz com que a coloração da aréola e do mamilo fique mais escura.
– Surgem projeções nas aréolas denominadas de Tubérculos de Montgomery, que são responsáveis pela hidratação do mamilo e aréola, conferindo aos mesmos maior elasticidade e diminuindo, dessa forma, a presença de fissuras.
– Existem mamilos de vários tipos, tamanho e conformação. Mesmo os planos e invertidos podem e devem ser preparados, especialmente na segunda metade da gestação, para a lactação.
– Muitos cremes, óleos, pomadas e outras marcas de substâncias prometem, que se forem utilizados durante a gestação irão promover a não formação de fissuras. O que realmente impede a ocorrência de fissuras na amamentação é a pega correta!
– Procurar expor as mamas ao sol.
– “Desensibilizar” aréolas e mamilos, para diminuir o eventual desconforto, especialmente no início das mamadas.
– Uso de sutiã adequado.
Devemos lembrar que o leite materno é o alimento perfeito para o sistema digestivo de um RN, possuindo todos os nutrientes que ele necessita e todos os seus componentes são facilmente digeridos.